Contato: (61) 3627-4496
dentoplac@gmail.com
O Problema:
Dentes com muitas cáries
Dentes fraturados
Necessidade de proteção ou fortalecimento dos dentes
O Tratamento:
A coroa cobre o dente e restaura seu tamanho e formato original. A cárie é removida do dente e uma moldagem é feita a partir do mesmo. Essa moldagem é usada para se cri ar um modelo de dente que é enviado a um laboratório que criará uma coroa metálica, de porcelana ou de resina (com a cor do dente). Essa coroa é então fixada na superfície do dente.
Vantagens Prótese Dentária:
As coroas são extremamente fortes, elas protegem e fortalecem os dentes mantendo o formato original.
Coroas devem ser colocadas antes que o dente esteja muito cariado (ou fraturado). Isso frequentemente ajuda a prevenir as despesas em tratamento de canal no futuro. Esse tratamento também pode prevenir a remoção de um dente, requerendo o investimento em uma ponte fixa ou implante.
Uma forma interessante de substituir a falta de dentes.
O Problema:
Falta de dente ou dentes
Problemas de mordida por um mal posicionamento dos dentes
Aparência de falta de dentes
Vontade de melhorar a mastigação
Vontade de ter uma solução permanente em substituição a dentaduras
O Tratamento:
A prótese fixa (ou ponte) é geralmente fixada em dois ou mais dentes. Dentes artificiais são confeccionados em um laboratório e colocados no meio desses dentes para preencher o espaço vazio. Essa ponte é então fixada na superfície desses dois dentes, criando uma aparência de novos dentes.
Vantagens:
A prótese fixa nunca é removida, diferente da dentadura. Ela é estável na boca e funciona de forma muito similar aos dentes naturais. É um excelente investimento, pois provê boa mastigação e uma aparência de dentes saudáveis.
Dúvidas Frequentes de Próteses
* Quanto tempo dura uma prótese fixa?
A durabilidade de uma prótese fixa depende de vários fatores:
1 – de um bom exame e planejamento prévios;
2 – da técnica e dos materiais utilizados;
3 – da fineza da adaptação da prótese aos dentes;
4 – da boa relação da prótese com os tecidos gerigivais;
5 – da justeza da sua oclusão, isto é, da sua harmonia com a função mastigatória.
Tudo isso vai depender do grau de especialização do dentista e do seu protético, das condições de trabalho que o paciente oferece ao seu dentista e dos seus cuidados de manutenção da saúde bucal, para que a prótese dure mais de cinco anos, que é a vida média das próteses fixas.
* É difícil a limpeza de próteses fixas? Causa mau hálito?
As próteses fixas unitárias, quando bem desenhadas e bem adaptadas marginalmente, comportam-se como dentes naturais na sua limpeza e exigem do paciente os mesmos cuidados, isto é, boa escovação na técnica e no tempo corretos, complementada pelo uso do fio ou fita interdental.
Os portadores de pontes fixas necessitam de dispositivos especiais: passadores de fio dental, ou fios com a ponta endurecida, para a limpeza dos espaços protéticos.
0 mau desenho de uma prótese fixa, a má adaptação, o mau tratamento dado a materiais e a limpeza insuficiente podem permitir a retenção de detritos alimentares e bactérias, causando inflamação gengival e mau hálito.
* Demora para ser executada ?
Sim, demora. Um bom dentista não consegue fazer uma incrustação metálico-fundida, que é a prótese fixa mais simples, em uma única sessão, pois ela exigirá, no mínimo, de 3 a 4 sessões clínicas de 1 hora, e mais 3 sessões laboratoriais.
* 0 resultado estético é bom?
Sim, no geral é muito bom. Mas há casos de grande perda óssea que dificultam a obtenção de uma estética excelente. Nesses casos, o tratamento tem como primeiro objetivo restabelecer a função da mastigação; como segundo, a durabilidade e, em terceiro lugar, a estética.