Contato: (61) 3627-4496
dentoplac@gmail.com
São várias as razões que podem ocasionar o mau hálito, ou halitose. Mas, ela normalmente ocorre devido à presença de microorganismos que atuam sobre os restos epiteliais descamados da mucosa bucal causando a formação de um cheiro desagradável. Mas podem existir também outras causas que podem resultar no aparecimento da halitose. Elas podem ser as seguintes:
– Halitose Matinal: Ocorre em quase 100% da população, e é causada pela diminuição da produção de saliva durante o sono que propicia a ação dos microorganismos.
– Halitose Fisiológica (ou Sistêmica): Ocorre em casos onde o paciente apresenta algum problema de ordem sistêmica, como: diabetes, uremia, prisão de ventre, problemas gástricos, etc.
– Fatores Locais: Este tipo de halitose aparece geralmente quando o paciente apresenta focos de proliferação bacteriana na boca, como: feridas cirúrgicas, cáries, próteses ou restaurações mal-adaptadas, doenças periodontais, etc. O fator local que leva à ocorrência de 96% dos casos de halitose na população é a saburra lingual, que é uma formação viscosa e esbranquiçada ou amarelada, que se adere ao dorso da língua, principalmente em sua porção posterior. Ela é formada em pessoas que têm predisposição para sua formação e sua causa é vinculada à diminuição do fluxo salivar. A saliva se torma mais viscosa e facilita a adesão de microorganismos, restos epiteliais e alimentos sobre o dorso da língua.
Para todos os casos, a assistência de um profissional, é indispensável para que haja um diagnóstico correto do problema, para que se faça o tratamento adequado para cada caso.