Contato: (61) 3627-4496
dentoplac@gmail.com
1. Proteína Botulínica: toxina botulínica ameniza rugas e linhas de expressão e alivia dores faciais e enxaquecas.
O que é o Proteína Botulínica?
A toxina botulínica popularmente conhecida como Proteína Botulínica é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região.
Os órgãos de vigilância sanitária determinam as possibilidades de utilização desta substância para diferentes situações em cada país. Aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 1992, o Proteína Botulínica tornou-se a primeira toxina botulínica registrada no Brasil e, desde então, tem recebido um número progressivo de indicações estéticas e terapêuticas.
Indicações da toxina botulínica
O Proteína Botulínica para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. O Proteína Botulínica melhora o Sorriso gengival, Lábio invertido e o Mento (queixo) expressivo.
A principal motivação para este tratamento estético é o incômodo gerado pelas rugas ao paciente. Em comparação com cremes para rugas e linhas de expressão, o Proteína Botulínica costuma trazer resultados mais visíveis. No entanto, a indicação do Proteína Botulínica depende de avaliação individualizada.
O Proteína Botulínica para uso terapêutico é indicado para o tratamento da dor de cabeça em pacientes com enxaqueca crônica e também pacientes com Bruxismo e Apertamento dos maxilares. A toxina age exatamente onde o paciente sente dor, neuromodulando a musculatura destes locais, sendo assim mais eficientes que muitos medicamentos usados por tempos prolongados. 3% da população sofre com a cefaleia crônica diária. Uma pessoa com enxaqueca não tratada perde de 9 a 12 dias de trabalho anualmente, e perde 20% do rendimento quando trabalhando.
Utiliza-se em geral no tratamento da enxaqueca um frasco inteiro do Proteína Botulínica, podendo ser até mais do que um frasco, dependendo da necessidade, ao contrário das aplicações estéticas que utilizam um terço do frasco ou meio frasco.
Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês – linha que se forma entre o nariz e o canto da boca – o mais recomendado é o Preenchimento Facial, pois é uma região de bastante movimento e não é possível o Proteína Botulínica atuar na musculatura sob pena de deixar o rosto paralisado.
Ação do Proteína Botulínica
A toxina botulínica atua nos receptores neuromusculares, inibindo a saída de acetilcolina (neurotransmissor liberado por células nervosas, que chega às células musculares, causando a contração do músculo). Ao impedir a liberação de acetilcolina, inibe a contração muscular, relaxando o músculo.
As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo, entre outros. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão, entre outros. Por exemplo: muitas pessoas tem o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos – resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista, por exemplo.
Quando é injetada nessas rugas, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. “Esse bloqueio apesar de ser irreversível é temporário, pois o organismo trata de construir novas vias de transmissão depois de algum tempo”.
No caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras:
1 – De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o Proteína Botulínica.
2 – De forma reparativa: como o Proteína Botulínica tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.
Pré-requisitos e contraindicações para a aplicação do Proteína Botulínica
Não há idade especifico, mas o bom senso diz que é melhor após os 25 anos ou quando as rugas de expressão começam a incomodar. O tratamento não dever ser feito em grávidas e em mulheres amamentando, portadores de doenças neuromusculares, imunológica e coagulopatias ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes e drogas que interfiram na transmissão neuromusculares.
Resultados da aplicação de Proteína Botulínica
O resultado da aplicação do Proteína Botulínica começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. Os resultados tornam-se mais pronunciados por até duas semanas. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses.
Intervalo entre as aplicações
Por ser um medicamento biológico, deve ser seguido um intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação, considerando a mesma região tratada. Caso esse prazo não seja respeitado, pode se desenvolver uma resistência ao produto e o Proteína Botulínica perde seu efeito. Deve ser evitada a aplicação antes de 2 meses para evitar resistência. Independente disso, o tempo é variável de 6 meses a 1 ano para reaplicação.
Riscos associados
Desde que realizada por um profissional adequadamente treinado e com boa experiência, a aplicação do Proteína Botulínica pode ser considerada um tratamento seguro.
Entretanto, como a principal intenção de se indicar o tratamento é a de promover efeitos locais o Proteína Botulínica necessita ser introduzido por uma agulha. Hematomas, neste caso, podem ocorrer naturalmente pela própria introdução da agulha que, em seu trajeto, poderá perfurar vasos sanguíneos e promover pequenos e autolimitados sangramentos locais. A dor mínima é uma situação esperada ao se realizar o procedimento. No entanto, tudo dependerá – mais uma vez – do paciente e dos locais a serem tratados. O produto em si não promove dor local.
2. Preenchimento Facial: Ácido Hialurônico ajuda hidratar e rejuvenescer a pele.
O que é o ácido Hialurônico?
O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no organismo humano, uma molécula (hialuronato de sódio) que atrai a água e pode atuar como um lubrificante e absorver choques em partes móveis do corpo como as articulações. Do ácido hialurônico no nosso corpo, 56% dele está na pele, onde ele atua preenchendo o espaço entre as células, o que a mantém lisa, elástica e bem hidratada. Porém, com o tempo, sua concentração na pele diminui, o que causa o aparecimento de rugas e também seu ressecamento.
Indicações do ácido hialurônico
O ácido hialurônico é indicado principalmente para melhorar o viço da pele, suavizando rugas e outras marcas da idade. Quando usado de forma injetável, ele pode ser usado no contorno de face, lábios (contorno e volume), sulcos naso-labiais, sulco naso-jugal (olheiras), rugas faciais, e para repor volume em face.
Além disso, uma outra técnica em que o ácido hialurônico é usado é a volumização do rosto, sendo aplicado na região dos malares, mandíbula e nas laterais do rosto. Isso é indicado principalmente com o passar dos anos, pois em algumas partes do rosto o tecido subcutâneo é perdido com a idade. Nesse método, ele pode ser aplicado com microcânulas, o que traz mais conforto e segurança para a aplicação, e também é usada uma anestesia local.
Hoje o ácido hialurônico é uma das substâncias mais usadas em preenchimentos, pois um implante reabsorvível, biocompatível e não há relato de hipersensibilidade. É também um dos pilares do rejuvenescimento por hidratar o local de forma intensa.
O resultado ao aplicar o ácido hialurônico na pele é o de suavizar as rugas, dando naturalidade à face, além de remodelar o rosto, evidenciando seus ângulos e respeitando os pontos de iluminação da pele. Nesses aspectos, o método é um dos mais eficientes.
Cuidados antes de usar o ácido hialurônico
Antes de indicar o tratamento, deve-se fazer anamnese e exame clínico do paciente para descartar possíveis contraindicações ao tratamento. Evitar bebidas alcoólicas em doses exageradas na véspera. O ácido noturno deve ser descontinuado um dia antes e no dia no procedimento. Medicamentos anticoagulantes como Ácido Acetilsalicílico, ginko biloba, entre outros, devem ser evitados na semana anterior ao procedimento. O filtro solar deve ser mantido em caráter rigoroso antes e depois do procedimento
Cuidados depois de usar o ácido hialurônico
Alguns estudos científicos recomendam fazer massagem no local com a ponta dos dedos por de dois a três dias, mas caso haja hematomas, massagear se torna contraindicado. O ideal é não se expor ao sol, principalmente se os roxos se formarem, e pode-se usar gelo no local nas primeiras 24 horas.
Contraindicações
A aplicação do ácido hialurônico não deve ser feita em indivíduos com hipersensibilidade conhecida ao composto. Também é contraindicada em pessoas com problemas com a coagulação. Não deve ser aplicado dentro ou perto de áreas em que haja doença ativa de pele, inflamações ou feridas. Não deve ser injetado em uma área onde um implante permanente tem sido colocado.
Possíveis riscos
É comum que algumas reações adversas apareçam após a aplicação, como eritema transitório, edema, dor, prurido, contusões, descoloração ou sensibilidade no local da injeção. Normalmente a resolução é espontânea, dentro de um ou dois dias após a aplicação.
As técnicas utilizadas são reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia.