Contato: (61) 3627-4496

dentoplac@gmail.com

Ortodontia

Home   >   Ortodontia

Ortodontia

É o ramo da odontologia especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. O que significa uma relação harmônica entre dentes, lábios e ossos maxilares.


Por que buscar um correto alinhamento dos dentes?

Para obter melhor qualidade de vida na função, saúde e aparência. Quer dizer, uma melhor mastigação, uma higiene bucal mais eficaz e um sorriso mais atrativo que acentua, inclusive, a auto confiança.
.
Origem dos problemas ortodônticos:

Pode ser hereditário, transmitido dos pais aos filhos ou ambientais, gerados pela sucção de chupeta ou dos dedos. Ainda são causados por problemas respiratórios, cáries, perda de dentes, traumatismos e outros mais.

Tipos de problemas ortodônticos:

Apinhamento, dentes projetados, mordida profunda, mordida aberta, mordida cruzada, perda dentárias, hábitos (sucção de dedo ou chupeta), dificuldade na mastigação e/ou deglutição, dificuldades na fala, atos de ranger ou apertar os dentes, articulação temporomandibular com algum problema.

Quando deve iniciar o tratamento?

O melhor é prevenir do que remediar, entretanto deve-se fazer um exame quando a criança estiver com a dentição decídua (leite) completa.

Tratamento precoce e interceptativo:

Este tratamento, se o caso for uma intervenção precoce, alcança melhores resultados e diminui a severidade de um problema, se for necessária uma segunda fase de tratamento, esta poderá ser facilitada.

Alguns benefícios:

Evita a fratura ou perda de dentes, elimina hábitos como sucção de chupeta ou dedos, permite o desenvolvimento normal da fala, identifica problemas respiratórios que estejam afetando o crescimento da face, melhora a auto imagem, garante a perfeita função, saúde e estética dos dentes.

A ortodontia pode tratar pacientes adultos?

Sim. Nunca é tarde para desfrutar dos benefícios de ter uma perfeita função dos dentes, a possibilidade de uma higienização bucal perfeita e uma estética que traga auto confiança.

O que é um tratamento orto-cirúrgico?

É a combinação da ortodontia com a cirurgia. Uma forma de corrigir casos severos de irregularidades entre os dentes superiores e inferiores. Isto só se dá, após um período inicial de aparelhos fixos.

O que é necessário para iniciar um tratamento ortodôntico?

Uma primeira visita ao consultório, tendo como finalidade examinar clinicamente e obter algumas informações sobre hábitos, traumas e solicitar a documentação ortodôntica.

Documentação ortodôntica.

É um conjunto de exames, realizado em clinica radiológica, que contêm modelos de gesso, radiografias, fotografias e analise cefalométrica que tem por finalidade o planejamento do tratamento ortodôntico.

Top